A PÉROLA DOS SALMOS

Davi foi um homem segundo o coração de Deus. Ele reconhecia sua própria incapacidade; sua necessidade de ter alguém lhe guiasse os passos e lhe conduzisse pelo bom e reto caminho. Como pastor de ovelhas, Davi se identificou com elas ao perceber seus medos; facilidade em perder-se;  e a necessidade de um pastor que consiga amá-las a ponto de dar a sua própria vida por elas.
Davi era um adorador nato. Suas orações eram feitas em forma de canto. Ele tinha intimidade com seu Deus, a quem ele chama de “seu Pastor” no Salmo 23. Segundo a tradição judaica, alguns dos salmos de Davi foram escritos quando ele passava por problemas, a exemplo do salmo 6 que foi escrito quando Davi estava extremamente enfermo e com o corpo debilitado. Entretanto, o salmista acredita que este seja um meio divino para livramento de sua alma, assim, aceita o sofrimento descansando no Senhor. É um salmo de súplica a Deus.
A tradição afirma que, perseguido pelo rei Saul, Davi entrou na floresta; e na escuridão da noite ele encontrou um oásis onde decidiu descansar. Cercado pelo exercito inimigo, Davi entendeu que sua vida estava nas mãos de Deus, e que nada lhe aconteceria sem a permissão dele; então expressou essa confiança na  composição da “Pérola dos Salmos”, O salmo 23.
O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.
 Tal qual uma ovelha necessita de um pastor  que lhe proteja, Davi reconhece sua necessidade de um pastor que lhe transmita segurança, e lhe providencie o necessário. Nessas palavras Davi reconhece a soberania do seu pastor, e os caminhos diversos pelo qual Ele nos faz crescer em todos os sentidos de nossa vida.
Davi entende que não lhe faltará adversário; perseguidores; momentos de tristeza; dores no corpo. Como também não lhe faltara paz, alegria, banquetes, superação de problemas; e reconhece que tudo isso lhe será possível porque o “Senhor é seu pastor, Nada lhe faltará”.
Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera minha alma.
O melhor lugar para uma ovelha repousar, é onde há abundante pastagem, e perto de águas. Nossos passos entregues ao Senhor nos conduz à realização dos mais puros anseios de nossos corações como expressos no Salmo 37.5 “Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”.
Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 
Quando andamos por lugares desconhecidos precisamos de um guia. Diversos caminhos surgem diante de nós, levando-nos a decidir por um deles. A escolha de um caminho errado pode acarretar em problemas no fim da estrada. Mas quem tem o Senhor como seu pastor não anda perdido; pois o Senhor é seu guia, que não confunde com caminhos e veredas; rotas e vielas. Ele nos conduz por montes e vales;  pedras e areias. Abre o caminho pelo coração do mar ou nos faz caminhar sobre as ondas. Acima de tudo. Nesse mundo de injustiça, ele nos guia pelas veredas da justiça.   
 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo.
Como diversos caminhos haverá, Davi reconhece que alguns deles serão por entre vales, pois se o Senhor é o seu pastor, nada lhe faltará. No entanto, não se assombra com tal possibilidade; pois ainda que lhe seja necessário enfrentar o vale mais sombrio, sabe que não estará sozinho, pois, o Senhor está com ele, e estando o Senhor com ele, o conduzirá para pastos verdejantes junto a águas tranqüilas onde lhe trará refrigério à alma.  
A tradição judaica diz que, ao cantar este salmo pela primeira vez, Davi estava a uma distância média do exército de Saul, podendo ser atingido facilmente por uma lança. Seu último recurso naquele momento foi cantar este salmo que; na medida em que o cantava, dava passos para trás, distanciando-se 490 passos ao final do salmo, encontrando-se fora de perigo.
 O teu bordão e teu cajado me consolam.    
Davi se sente seguro e consolado, pois, ainda que passe por lugares escuros a ponto de não poder ver o seu pastor, ele sente a presença do seu bordão e do seu cajado. O cajado lhe dava a certeza de que ele estava ali ao seu lado, acompanhando cada passo.
Quão similar segurança nos deu o nosso Senhor ao nos comissionar; em suas ultimas palavras ele disse: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século, Mt. 28.20”.  Maravilhoso é saber que mesmo sem merecer, não estamos sozinhos. Quando ninguém entende nossos motivos, nossos problemas ou nossas dores, Ele esta conosco. Mesmo lhe sendo infiel algumas vezes; Ele está conosco!
O cajado dava essa certeza a Davi. E quando tinha tudo para ficar desesperado, ele era consolado.  O  cajado estava sobre ele como uma mensagem pastoral que lhe dizia: mesmo que não me vejas, sinta minha presença pelo toque do meu cajado! .
O bordão era o outro lado do cajado, que servia para combater animais ferozes e proteger as ovelhas. A escuridão dos vales não amedrontava Davi, pois o bordão e o cajado do seu pastor lhe consolavam.
Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
Se o pastor de Davi estava com ele, de fato nada lhe faltaria; mesmo em meio a lutas ou adversidades, o Senhor lhe proveria a paz necessária. Porém o que lhe dava conforto maior era a certeza da vitória, e uma mesa preparada na presença dos adversários para a  comemoração. Davi coloca-se na figura de um hospede que é recebido pelo bom hospedeiro com reconhecimento digno de um bom anfitrião. Unção com óleo e cálice transbordante
Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.
Neste salmo Davi mostra a sua intimidade com o seu pastor que é o próprio Senhor. é o Salmo da comunhão. Esse sentimento; essa confiança, e essa intimidade expressada no salmo deveriam estar presentes na vida de cada servo de Deus na atualidade. O reconhecimento de que  Deus não nos deixa em necessidade. Não nos deixa cair nas mãos de nossos adversários. E ainda que isso aconteça, certamente estará dentro de um propósito divino específico para nossa edificação. Mas somente entenderão os que reconhecem que o Senhor também é o seu Pastor e por isso “NADA LHE FALTARÁ”.