O QUE SIMBOLIZA O PEIXE ?


O cristianismo é a religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Cristo ( Xριστός – do grego), título conferido à figura Jesus de Nazaré. O termo  “Xριστός = Cristo” era conhecido dos judeus com base na unção para a concessão de determinados oficios divinos a uma pessoa. 

Havia a unção para o rei, denominada “unção real”; semelhantemente, havia a unção para o profeta, ou “unção profética”; e por fim a unção para o sacerdote, “unção sacerdotal”. 

Era possível se conceder a alguém a unção para até dois dos oficios divinos estabelecidos. Significa que alguém poderia ser rei e profeta ao mesmo tempo, no entanto, não poderia ser sacerdote. Alguém poderia ser sacerdote e profeta, mas, não poderia ser rei. E uma mesma pessoa podia até mesmo ser sacerdote e rei, mas, não poderia ser profeta. 

Se tivesse acontecido de uma mesma pessoa receber a unção para os oficios de PROFETA, SACERDOTE e REI, essa pessoa teria recebido a unção total, e isso faria dela O CRISTO, o ungido totalmente. Não houve o Cristo no Antigo Testamento.

·       Melquisedeque – era sacerdote e rei, mas não era profeta.  Gn. 14.18
·       Samuel – era profeta e sacerdote (embora não fosse da tribo de Levi) Ism.1.24-28
·       Davi – era profeta e rei mas não era sacerdote. At.2.29,30
·      Saul era profeta e rei, mas não era sacerdote ( quando exerceu o oficio de sacerdote, Deus lhe tomou o reino e deu a Davi. Ism.10.6

Jesus de Nazaré é o único na historia digno de ser chamado “CRISTO”, pois, segundo o relato dos Evangelhos, a ele foram atribuídos os oficios de Rei, Profeta e Sacerdote.

A linhagem real de Jesus é apresentada logo no inicio dos evangelhos, principalmente na genealogia de Mateus. No Antigo Testamento, o profeta Zacarias faz alusão à sua entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém :

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: 
eis aí vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, 
cria de jumenta.
Zacarias 9.9

Ao entrar na cidade de Naim e fazer parar um cortejo, Jesus ressuscitou um jovem que estava sendo levado à sepultura. Após o milagre, a multidão assustada, exclama:

Grande Profeta se levantou entre nós e Deus visitou o seu povo 
Lucas.7.16

O desconhecido escritor do livro de hebreus, ao mencionar os rituais da lei, referencia o seu cumprimento em Jesus quando diz:

Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este,
 santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus.
Hebreus 7.26

O Jesus que professamos é o Cristo (ungido totalmente). Ele é a base do Cristianismo. O salvador da humanidade, o unigênito Filho de Deus.

Ao longo da historia cristã, alguns símbolos foram incorporados a nossa fé como representação do cristianismo, eis alguns deles:

A CRUZ

A Cruz é o simbolo mais conhecido do cristianismo, em suas variadas formas como por exemplo:

 A cruz ou crucifixo dos católicos romanos, que em regra geral trás uma imagem cravada sobre ela.


O CRUCIFIXO CATÓLICO ORTODOXO

A cruz adotada pelos católicos ortodoxos possui oito braços como na imagem ao lado, é também chamada crucifixo. Segundo eles, essa era a forma original da cruz na qual crucificaram o Senhor Jesus Cristo.

Sobre a haste central (vertical) encontram-se três travessões horizontais. O maior que encontra-se  no centro é onde estavam os braços de Jesus. O travessão superior lembra a tábua onde estava a expressão "Jesus Nazareno Rei dos Judeus" colocada por ordem de Pilatos em três idiomas: Hebraico, Latim e Grego.

Era costume romano escrever a culpa do réu nessa tabuinha. A tradição ortodoxa sustenta que, os pés de Jesus não foram traspassados por um só cravo como defende os católicos latinos, mas, por dois cravos, um para cada pé. A haste inferior servia como apoio dos pés do crucificado.  


 A CRUZ SIMPLES
A cruz simples utilizada por alguns protestantes. Esta geralmente é utilizada como símbolo da nova aliança,  porém, utilizada sem a imagem de um homem sobre ela.




A CRUZ VAZADA

A Cruz vazada também vem recebendo destaque, principalmente nos círculos reformados por apresentar duas realidades antagônicas e perfeitamente harmonizadas na pessoa de Jesus Cristo, e são elas, a morte e a ressurreição. Ela foi desenhada pelo escultor norte americano Jay J. Dungan para a Universidade de Gwynedd-Mercy que fica nos arredores de Filadélfia nos Estados Unidos. Para ele, a cruz simples, ao longo de 2 mil anos de historia do cristianismo apenas revelava o sofrimento e a morte de Jesus, e sem lugar para a ressurreição, fica incompleta a sua mensagem. Esse pensamento o motivou a projetar a cruz vazada.

O modelo foi cedido à Editora Ultimato pela direção da Universidade de Gwynedd-Mercy, e desde então, o monumento vem sendo construído em algumas cidades do Brasil, não como um objeto de veneração, mas como como um objeto simbólico que carrega em si uma eloquente mensagem amor pela humanidade, sofrimento, e vitória sobre o poder da morte.

A sugestão é que a cruz vazada seja erguida nas entradas de cidades, jardins públicos, escolas, hospitais e igrejas.

ALFA E ÔMEGA
Outro simbolo utilizado no meio cristão, provém do cristianismo primitivo que são as letras do alfabeto grego Alfa e Omega significando Cristo como o principio e o fim de todas as coisas.


Um dos símbolos mais utilizados hoje em círculos cristãos é a figura do peixe, que tem gerado diversas formas de interpretações. Há quem diga que o peixe é simbolo do cristianismo, pelo fato de haver Jesus comparado almas a peixes ocasião da pesca maravilhosa, Lucas 5.8.

Outros, dizem que o peixe simboliza o cristianismo, porque Cristo para pagar o tributo, mandou que Pedro fosse pescar, e da boca do peixe retirasse uma moeda que seria suficiente para o pagamento do tributo de ambos segundo prescrevia a Lei de Moisés.

O Imposto do Templo era de 20 geras, o equivalente a 11.242 gramas de prata, de acordo com o livro de Êxodo 30.13. Após o cativeiro babilônico, esse valor foi reduzido para a terça parte de um siclo (5 gramas)   Já no episódio de Mateus 17.24 o valor cobrado era de duas dracmas (equivalente a dois dias de trabalho).

A moeda que Pedro pescou era de um “Estáter”, que possuía valor monetário equivalente a quatro dracmas,  por isso, foi suficiente para pagamento do imposto de ambos.

VOLTANDO AO PEIXE


Porém, a principal razão de o peixe ser um simbolo cristão, não reside em nenhuma dessas possibilidades, mas, no simples fato de a palavra grega para peixe  ( ιχθύς -ΙΧΘΥΣ - Ichthys ) ser um acrônimo de "Jesus Cristo Filho de Deus Salvador".

*
I =
Iesus
Jesus


Jesus Cristo Filho de Deus Salvador
*
Ch =
Christus
Cristo
*
Th =
Theo
Deus
*
Y =
Yicus
Filho
*
S =
Soter
Salvador