Aceita JESUS ?


Vai um jesuzinho aí?

É comum no Brasil, sempre que um pregador termina a mensagem chega o momento mais importante da reunião, "A HORA DO APELO", e cá entre nós, tem lugares onde se apela mesmo. Alguns fazem promessas, outros ameaças, e tem os que picham maldições e constrangem o visitante na maior cara dura. A frase preferida da maioria dos pregadores nesse instante é esta: ACEITA JESUS?, e suas variantes.  Até aí tudo bem, pois está tão conhecida essa frase que boa parte dos brasileiros já sabe que se trata de aderir à fé e pertencer àquela determinada denominação cristã.

Quando medito nessa frase, lembro da terrinha, meu maravilhoso estado do Maranhão. Lembro-me da roda de amigos nas noites de sábado no terreiro da casa de Seu Juvenal e de seu Félix que nos contavam "causos e mais causos" até o sono chegar. Mas, acima de tudo, lembro-me do sabor de canela do rosado GUARANÁ JESUS;  o refrigerante genuinamente maranhense criado em 1920 pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, que ironicamente era ateu. O refrigerante tem um sabor adocicado que lembra cravo e canela. O guaraná só passou a ser engarrafado em 1981 pela Companhia Maranhense de Refrigerantes, e no ano de 2001, a Coca Cola Company compra os direitos sobre a marca “Guaraná Jesus”.
Voltando ao nosso bordão. A frase de apelo, “ACEITA JESUS?” seria biblicamente correta?  Pois segundo os textos sagrados, o Próprio Senhor Jesus Cristo disse que Ele é que nos aceita, nos escolhe primeiro e nos comissiona, João 15.16, Hebreus 12.6

Quando se pergunta “quer aceitar a Jesus?” ou, “Aceita Jesus?” soa como se nos fosse oferecido algum  objeto de pouco valor, visto que a frase sugere a aceitação de algo do qual supostamente não  precisamos, algo que, possuir ou deixar de ter não fará a mínima diferença, mas que, para agradar a quem nos oferece, o aceitamos de imediato para não parecer mal educado ou grosseiro. Alguns exemplos do que se oferece.
  • Jovem flertando a moça: Aceita sorvete?  
  • Visita de amigosAceita café?
  • No distribuidorAceita cheque?
  • No supermercadoAceita cartão?
  • No acampamento evangélico... Momentos de descontração, hinos da harpa ao som do violão, churrasquinho assando, o convidado se aproxima da roda e é bem recebido por alguem que lhe perguntaAceita Jesus????
O Filho de Deus ou o refrigerante?  Rsrs...

Mê ajuda aê-ô!..

Sugestão para os pregadores itinerantes com agendas para o estado do Maranhão: na hora do “apelo”, dê preferência a outra forma de apelar para não confundir o visitante desinformado, fazendo-o pensar que está sendo convidado por você  para tomar um guaranazinho rosado depois do culto.