HERESIAS GRÁTIS

JÁ RECEBESTES O HERÉTICO 
EVANGELHO DA ÁGUA E DO ESPÍRITO?

Mas, Ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos.e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.
Gálatas 1.8,9



Como diz o ditado, “de GRAÇA até injeção na testa, dedo no olho e choque na língua”. Mas será que vale a pena quando tal donativo nos afasta do destino pretendido ?

Não deveria, principalmente em se tratando do povo de Deus, que julga ter a “mente de Cristo”. No entanto, esse enunciado se faz real na vida de muitos cristãos tementes a Deus na Igreja Atual.

Imagino que a idéia amplamente divulgada de que Brasileiro não gosta de ler, tenha perdido força de algum tempo para cá. Ainda mais quando vejo diariamente, multidões de crentes levando, divulgando e alguns até mesmo substituindo a leitura séria da Bíblia pelos livros do Coreano Paul C. Jong.

Eu não poderia falar de tais livros sem antes haver lido pelo menos um deles. No entanto fiz um esforço e li mais de um para ver se mudava o discurso, e para ter opinião própria sobre o mesmo.

O que aproveitei? Bem. no livro TABERNÁCULO, poderia dizer que somente as imagens ( uma vez que gosto muito do assunto). Quanto ao restante, tanto os estudantes da palavra de Deus, quanto eu (por leitura própria), posso dizer que são HERESIA  PURA.

Ao que parece, o Autor é bem intencionado. Mas quem disse que os fundadores das Seitas e divulgadores de outras heresias também não o foram. Certamente todos eles o fizeram na “melhor” das intenções, e motivados por uma suposta visão, como foi o caso das seitas: Mormonismo (Joseph Smith);  Testemunhas de Jeová (Charles.T. Hussel);   entre outras que também distribui suas literaturas gratuitamente, ou por um precinho simbólico, assim atingem mais rapidamente maior numero de adeptos que, deveriam imaginar que “até o cego, dependendo da esmola desconfia”.  

O tal EVANGELHO DA ÁGUA E DO ESPÍRITO propagado nos livros está respaldado em textos forçados e sem fundamentação exegética. Em algumas, passagens a heresia é notória até mesmo para simples leitores da Bíblia que se dão ao trabalho de ligar os fatos, e que procuram entender (ainda que superficialmente) as doutrinas da Bíblia.

Eu resolvi dar a este artigo o título de HERESIAS GRÁTIS - I; pois nele pretendo somente tratar de meu ponto de vista sobre tais publicações que considero veneno na panela evangélica. No anexo deste mesmo artigo, onde encontram-se refutações de alguns apologetas como  Pr. Claudio Sampaio que é graduado em Teologia pelo  SALT  (Seminário Adventista Latino Americano de Teolgoa) e Pós Graduado em Ciências da Religião pelo INTA ( Instituto de Teologia aplicada), o qual se dedicou exaustivamente na refutação dos pontos mais relevantes dos escritos do Sr. Paul C, Jong. 

Chamarei de HERESIAS GRATIS II, o anexo,  onde pretendo tratar das heresias propriamente dita, amplamente presente nas referidas literaturas do Sr. Paul C. Jong, e que repetidamente menciona O EVANGELHO DA ÁGUA E DO ESPÍRITO, que, de tanto repetir ao longo da leitura, o paciente leitor, poderá facilmente com o passar do tempo, defendê-lo como se fosse a mais pura verdade.    
  

ANEXO


HERESIAS GRATIS II

O que há de errado com essas literaturas ? 
Pode alguém argumentar!

 Elas são grátis, são boas para discipular, são fáceis de conseguir e excelentes para motivar grupos a participar de nossos trabalhos eclesiástico.


Como já falei o fato de ser distribuído gratuitamente, tanto impresso quanto em PDF, é um fator que favorece a rápida divulgação desses livros. Alguém sabiamente já disse: “infelizmente não temos atrelado a nossos antivírus um “anti-heresias”.  Para os que dizem ser valida a leitura dessas literaturas pelo simples fato de se apoiar em referencias bíblicas, VAI O ALERTA, todas as seitas e heresias cristãs se baseiam em referencias bíblicas. Nenhuma delas se baseiam no Alcorão (Islamismo), no Talmude (Judaísmo), no Rig-Veda (Hinduísmo) ou no Zend Avesta (Zoroastrismo). Se o alvo é o cristão, sem dúvidas de que deve-se usar textos da Bíblia. Cabe ao cristão, além de observar a referencia bíblia comparar com a doutrina bíblica.

Dos problemas encontrados nas literaturas do senhor Paul C. Jong listamos alguns:


1 -Interpretação puramente alegórica e sem apoio escriturístico e exegético. Aos textos bíblicos são atribuídos significados forçados, e inventados sentidos estranhos para determinadas palavras e expressões.

2 – Segundo Paul C. Jong, “O batismo de Jesus era o meio pelo qual Cristo levou todos os nossos pecados para nos salvar, Jesus foi batizado por João Batista para levar todos os nossos pecados sobre Ele”.

Com essas afirmações, e outras do mesmo cunho, o autor defende que, para alguém ser salvo não basta apenas CRER no sacrifício de Cristo na Cruz por nossos pecados, é necessário TAMBEM crer no batismo de Jesus efetuado por João Batista nas águas do Jordão. 

Segundo ao autor, na ocasião do batismo de Jesus, João Batista representava a humanidade e, ao colocar as mãos sobre Jesus, estaria simbolicamente transferindo todos os nossos pecados para ele, como era feito na antiga aliança quando os animais eram sacrificados pelo sacerdote.

O autor reitera  ainda que, a partir de então Jesus estaria carregando os pecados da humanidade como Cordeiro de Deus, e que na Cruz simplesmente estria sendo julgado pelos pecados que já carregava. Para coroar esse falso ensino, o autor diz que João Batista é considerado o último sacerdote do Antigo Testamento.     

**********
   Começando com uma observação: João Batista, apesar de ser filho do sacerdote Zacarias. Não lhe é atribuído nas Escrituras em momento algum o oficio sacerdotal, mas de PROFETA.

Veja Mt; 11.7-13 (nesse texto mostra que “todos os profetas e a lei profetizaram até João” não todos os sacerdotes que duraram até João) NÃO HÁ BASE ALGUMA PARA A AFIRMAÇÃO DE QUE JOÃO FOSSE O ULTIMO SACERDOTE DO ANTIGO TESTAMENTO. Essa interpretação é forçada para apoiar o ensino de Paul C, Jong.

ü       Havia nos tempos bíblicos dois tipos de profetas: profetas poderosos em PALAVRA, e profetas poderosos em OBRAS.

ü       João Batista foi um profeta poderoso em PALAVRAS, pois não se vê milagres atribuídos a João Batista, no entanto, sua missão de profeta era como batedor (precursor) de Cristo. Ele veio preparar a nação para receber o Messias esperado.  Ao construir sua doutrina sobre o batismo de Jesus efetuado por João batista com tamanha ênfase. Paul C Jong ensina que: Se Jesus não tivesse sido batizado, sua crucificação teria sido inútil para nós. Nesse caso o sacrifício de Cristo não foi o ponto principal de sua missão, mas seu batismo. Paul C Jong erroneamente interpreta BATISMO por imposição de mãos. Ele ao referir sobre o batismo de Jesus, com muita freqüência utiliza a expressão “imposição de mãos”. 


Paul C. Jong baseou seu argumento principalmente no texto de IJo. 5. 6-8

Segue a sua argumentação: "Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. (7) Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. (8) E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num" (I João 5:6-8 ACF).

*********
Esta é uma das mais difíceis passagens da Bíblia, e os teólogos têm apresentado alguns significados diferentes para ela, especialmente quanto à significação da água neste contexto. Um aprofundamento nesta questão fugiria ao escopo deste estudo, mas é importante deixar claro que nenhuma das interpretações dos estudiosos da Palavra de Deus, em tempo algum, jamais, chegou à água com o sentido que quer o Sr. Paul Jong. Além disto, tenhamos presente, que uma das regras básicas para a interpretação bíblica afirma que, em hipótese alguma, podemos basear qualquer doutrina em um único verso. Assim, o sentido dado pelo Sr. Jong para a água teria que ter sido clara e inequívocamente apresentado em outros versos do texto bíblico, para que pudéssemos interpretá-lo desta forma.

Segundo ele, sem crer na água (no batismo de Cristo) tanto quanto no sangue é impossível a salvação. E este argumento é repetido à exaustão em seus livros.

Se tal ensino fosse bíblico, seria encontrado em alguma parte do Novo Testamento ou ainda do Velho Testamento, o que rigorosamente não ocorre. Não há qualquer ensino por parte de qualquer autor bíblico que, sequer de longe, mostre a posição assumida pelo Sr. Jong.

Ele ainda argumenta que este seria o pensamento dos apóstolos, e que todos teriam crido desta forma. Como exemplo disto ele utiliza a passagem em I Pedro 3:20-21:

"Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água; (21) Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo" (I Pedro 3:20-21 ACF).

O significado claro que o apóstolo Pedro deu à água nesta passagem, é que ela identifica aqueles que se salvam, com Jesus na forma do batismo, representando sua morte, sepultamento e ressurreição.

Paul C. Jong, contudo, interpreta esta passagem de forma torta e alegorica dizendo: "Assim como, no tempo de Noé, as pessoas que não creram na imensidão de 'água' (o dilúvio) foram destruídas, aqueles que não crêem na 'água, o batismo de Jesus', certamente serão destruídos".

Esquece-se o Sr. Jong da própria promessa de Deus: "E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra. (12) E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas" (Gênesis 9:10-11 ACF).

Nunca mais haverá destruição pela água. 
E muito menos haverá destruição por não se crer na água.

Além disto, afirma Paul C. Jong, que poucos creram no "verdadeiro evangelho da água" mesmo no início da igreja, e que após o Édito de Milão (313 d.C.) este "verdadeiro evangelho" desapareceu completamente, conforme fora planejado por Satanás, fazendo com que ninguém pudesse vir a ser salvo daí em diante.

Ainda, segundo ele, mesmo durante o período da Reforma Protestante, o verdadeiro evangelho não foi encontrado, pois interpretaram errôneamente a Palavra de Deus, e somente agora, através de sua "redescoberta" do evangelho da água e do Espírito, o verdadeiro evangelho voltou à tona, como um rio que esteve por todo este tempo trafegando pelos subterrâneos da Terra, aflorando nestes tempos finais, através de sua pregação.


Tristemente então, segundo o Sr. Jong, NINGUÉM ao logo destes 1700 anos foi salvo por crer no sacrifício de Jesus Cristo na cruz, em seu sangue derramado para remissão dos pecados, (pois só agora o verdadeiro evangelho está sendo pregado e anunciado por ele "o evangelho da água e do Espírito").

 Afirmações dessa natureza tem um nome, é SECTARISMO!

Jong define o batismo como: "Ser lavado, ser enterrado (ser imerso) e, no sentido espiritual, transferir pecado por meio da imposição das mãos, como foi feito no Antigo Testamento"

Esta última frase (transferir pecado por meio da imposição das mãos) está completamente equivocada. 

Não há NADA na Palavra de Deus, ou mesmo em tradições, doutrinas ou costumes, sejam cristãos ou judaicos (já que fala de tradição do Antigo Testamento), QUE DÊ QUALQUER SUPORTE A ESTA AFIRMAÇÃO.

Mais adiante no texto, o Sr. Jong diz que: "Se Jesus não tivesse sido batizado antes de ser crucificado, todos os nossos pecados teriam permanecido".

Com isto ele coloca o batismo de Jesus em pé de igualdade com sua crucificação quanto à eficácia como ato remissório ou ainda mais importante, pois, segundo ele; sem o primeiro ( batismo), o segundo (crucificação) não teria valor algum.

O Sr. Jong deveria ouvir ao apóstolo Paulo, quando este explica o verdadeiro significado do batismo, deixando claro que a crucificação e a subseqüente ressurreição do Senhor Jesus Cristo, formam um ato sacrifical e remissório completo em si mesmo, não necessitando de qualquer complementação, seja anterior ou posterior:

"Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? (4) De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. (5) Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; (6) sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado" (Romanos 6:3-6 ACF)


Em conclusão, digo que, apesar seu material herético e sua doutrina anti bíblica, o Sr. Paul C Jong nos deixa um invejável exemplo de divulgação de doutrinas. Através de Livros gratuitos em PDF e Impressos. deveríamos seguir esse exemplo, e produzir livros que realmente edificam impressos por valor mais acessível.         

Enquanto isso não acontece, meu conselho é que nos dediquemos mais à leitura da Bíblia Sagrada, e caso necessitemos de alguma leitura paralela, busquemos sites reformados ou de igrejas históricas com teologia definida onde possamos baixar livros evangélicos que Edificam nossa vida e não nos distanciem do nosso foco.

Que o Espírito Santo te ilumine!

Veja também o que diz o INSTITUTO CRISTÃO DE PESQUISA - ICP contra esse falso evangelho do Sr. Paul C Jong.