Rudolf Bultmann

Rudolf Karl Bultmann
Nascido em 20 de Agosto de1884 na cidade de Wiefelstede (como era conhecida à época), Oldenburg. Seu pai Arthur Bultmann era pastor evangélico luterano, seu avô paterno era missionário na África, e seu avô materno, pastor de tradição pietista. Rudolf cresceu em meio a uma família de linha teológica intensa e de muito peso no seu tempo. Sua família  gradualmente foi adotando o protestantismo liberal, especialmente por parte de seu pai, que acabou sendo de grande impacto em seu fazer e ser teológico.

A educação de Rudolf Bultmann teve seu inicio no ginásio humanístico de Oldenburg; incidentalmente ele estudou ao lado do futuro filósofo existencialista Karl Jaspers, o qual estava poucos anos a sua frente.
Seguindo sua graduação, estudou teologia na universidade de Tubingen, Berlin e Marburg respectivamente.  um detalhe de grande importância na sua educação, é que as três instituições defendiam a bandeira da Teologia Liberal, porém, sua influência maior veio de Marburg por meio do filosofo Martin Heidegger,  do teólogo sistemático/liberal Wilhelm Hermann, do estudante de novo testamento Johannes Weiss e de Wilhelm Heitmüller da escola de história da religião. Estes quatro exerceram maior  influencia na teologia de Bultmann, cada um ao seu modo.
Bultmann recebeu seu doutorado em 1910 em Marburg, dois anos depois, qualificado como instrutor. Em 1916 foi aceito como assistente de professorado em Breslau, onde casou e teve duas filhas. Quatro anos depois foi para Giessen para o seu primeiro professorado integral. Depois de apenas um ano, ele retorna a Marburg aonde completa seu último professorado integral e sucede Heitmüller na cadeira de ensino do Novo Testamento.
Martin Heidegger
Bultmann reencontra seus colegas encontra RudolphOtto (que sucedeu Hermann) e Martin Heidegger (que estava em Marburg de 1922 a 1928). Bultmann, foi um dos maiores expoentes da teologia do século XX, foi fortemente influenciado pelo pensamento de Heidegger, especialmente da obra Ser e Tempo. A partir da análise da leitura que Bultmann faz de Heidegger e de seu pensamento para a construção do pensamento teológico é possível compará-la com a influência do existencialismo no pensamento de Tillich. De modo geral, esses pensadores apropriam-se da filosofia com intenções apologéticas. Desde Justino, o mártir, vários pensadores cristãos têm entrado em diálogo com a filosofia para melhor compreensão e aplicação da Teologia.
A maior contribuição de Bultmann para a teologia foi o programa de demitologização do Novo Testamento, possibilitando uma interpretação real da mensagem sagrada em todas as épocas e para todas as camadas intelectuais e sociais. 

Antonio Cruz