NÃO DISCERNINDO O CORPO DO SENHOR!

1° CORÍNTIOS 11: 20-29

20 - Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor,
21 - porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga.
22 - Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!
23 - Pois recebi do Senhor o que também entreguei a vocês: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão
24 - e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".
25  - Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto sempre que o beberem em memória de mim".
26  - Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
27 - Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.
28 - Examine-se cada um a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice.
29 - Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor come e bebe para sua própria condenação.

*****

Qual é o cerne dessa mensagem de Paulo aos irmãos da igreja de Corinto? É comum ouvir exposições dessa mensagem ao menos uma vez por mês nas várias denominações cristãs espalhadas pelo mundo.  Alguns concentram a mensagem na ordem da celebração, sustentando que o cálice não pode vir antes do pão, e tampouco de forma concomitante. Outros, porém, se utilizam desse texto bíblico para disseminar terror na comunidade, espiritualizando onde não é espiritual, restringindo a celebração a um grupo credenciado, e pinchando maldições nos que se arriscarem a comer o pão caso não confesse diante da congregação algum pecado cometido.  

Em primeiro lugar, a ceia do Senhor é um ato simbólico que deve ser perpetuado na igreja enquanto esta se fizer presente na terra.

Foi instituída pelo próprio Senhor Jesus Cristo, ensinada por Paulo e os demais apóstolos. Entretanto, a confusão gerada em torno de um ato simbólico tão significativo começa, quando são ignorados elementos básicos e fundamentais dessa celebração. Tais como:  
  •  O memorial que a envolve. 
  •  A força do perdão que ela representa.   
  •  A comunhão a que se propõe.  
  • E o contexto histórico da comunidade cristã na cidade de Corinto.

Logo no inicio desta carta, Paulo deixa claro a sua preocupação com a igreja em Corinto, pois, apesar do conceito de que ali os sinais divinos eram patentes, as profecias eram constantes, a igreja era “espiritual”, Paulo tenta mostrar que, o que impera na igreja de corinto não é o espirito do Evangelho, mas o espirito mesquinho e carnal do ser humano (cv. 1° Coríntios 3.1).       

  •  Na igreja em  Corinto havia partidarismo: Porque dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu sou de Apolo; porventura não sois carnais? – 1° Coríntios 3.4        
  •  Havia inveja, contendas, dissensões; e Paulo  os alerta desses profundos traços de carnalidade – 1° Coríntios 3. 3        
  •  Havia inclusive um suposto caso de incesto tolerado pelos líderes eclesiais – 1° Coríntios 5.1


Era nessa atmosfera espiritual que se desenvolvia a igreja de Corinto; e o ato simbólico de profunda significação cristã, é reduzido a uma ação mecânica, um banquete onde os que tem posses se divertem e os demais são excluídos da celebração.

A exortação de Paulo é enfática quando diz, “quando vos juntais, não é a ceia do Senhor que comeis”. Pois enquanto uns tem fome, outros se embragam. Não tendes porventura casa para comer e beber? Ou menosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm?1° Corintios 11.22

A partir daí, Paulo mostra em que consiste a ceia do Senhor, deixando claro que, ela perpassa o simples ato de comer e beber na igreja. A koinonía tem lugar primordial na celebração. Os que não possuem esse espírito, essa mentalidade, esse compromisso, são considerados indignos de comer do pão e beber do cálice. Portanto, o que Paulo está ensinando não é que  alguém deva ser impedido de participar da ceia pelo simples fato de haver discutido com a esposa ou esposo, discordado das ideias de seus lideres, ter se estressado no transito, ou cometido alguma falha. Tampouco está propondo que tal irmão se exponha diante da congregação, divulgando publicamente alguma falha cometida.

O "corpo do Senhor"  mencionado por Paulo, não se trata do pão comido na celebração. O corpo do Senhor é a igreja reunida para celebrar o memorial de sua morte.  Quando não há discernimento de que todos os que foram resgatados por Cristo em sua morte, independente de sua condição social, pertencem ao seu corpo, aí se manifesta a indignidade na participação da ceia.

O pão apenas simboliza algo maior. Simboliza o elo que nos une e nos faz membros de um ÚNICO CORPO. 


REFLITA!