UM HOMEM CONTRADITÓRIO


Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do meninoEis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição.
Lucas 2.34
********************
O nascimento de uma criança na cidade de Belém de Judá iluminaria a noite escura, mobilizaria sábios do Oriente decifradores de sinais no céu, fazendo-os partir em uma grande jornada para prestar-lhe reverencia. Causaria espanto e alegria nos pastores agraciados pelo coro dos anjos que dizia: “glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens a quem ele quer bem”.
Tal nascimento fora anunciado pelo profeta a aproximadamente 700 anos antes do seu acontecimento. Refiro-me ao nascimento do menino Jesus “O Cristo”, personagem histórico, divino/humano, que dividiu o mundo ocidental em duas eras, antes de Cristo e depois de Cristo. Despertou a curiosidade e o espírito especulativo de profissionais em diversas áreas. Milhares de literaturas foram escritas sobre ele. Diariamente, mais de um milhão de palestras e discursos são pronunciados mundo afora através do rádio, TV, internet entre outros meios. Piedosos lhe pedem auxílio, formadores de lideres se espelham nele. Já houve a tentativa de se fazer uma análise da inteligência de Cristo por meio da pesquisa cientifica. Até mesmo os gregos, amantes da filosofia, vieram procurá-lo, Jo.12.20,21.
Afinal de contas; Quem é essa criança capaz de exercer tamanha influencia nos seres humanos? É a mais pura manifestação do amor de Deus revelado ao homem. É o supremo e eterno criador se despindo do transcendentalismo e armando sua tenda entre nós para se relacionar conosco. Ele foi chamado de EMANUEL pelo profeta anunciante de sua manifestação, significando literalmente “Deus conosco”. Ele veio com a missão precípua de restabelecer a comunhão perdida entre a criatura e o  Criador, para isso, lhe era necessário passar pelo que passamos e vencer; somente assim teríamos possibilidade nos relacionar com ele, e aceitar o objetivo de sua missão. Ele reteve todos os atributos inerentes a sua natureza divina, tais como santidade, onisciência, onipotência, entre outros. No entanto, decidiu não usá-los, para melhor se parecer conosco no sentido humano. Isso ele conseguiu, e Paulo relata a seus conservos em Filipos:
Pois ele subsistindo na forma de Deus, não teve por usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo  se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
Seu nascimento não se deu nas pompas do palácio real, embora fosse rei, mas sobre as palhas da manjedoura por não haver hospedagem para sua família humilde. Oito dias após seu nascimento, foi levado por seus pais ao templo para apresentação segundo o costume do seu povo, onde foram pronunciadas pelo sábio Simeão, as palavras que se constituem verdades até o dia de hoje:
esta criança será alvo de contradição Lc. 2.34
Cristo foi mal compreendido, tornando-se de fato um homem contraditório; visto por alguns como um grande filósofo, por outros como um revolucionário, outros ainda o tem como um agitador das massas. Para muitos ele é o salvador, para outros o arcanjo Miguel. Os teosofistas o tem como resultado de sucessivas encarnações. Alguns o vêem morrendo todos os anos na sexta feira santa e ressuscitando no domingo de páscoa, enquanto para outros ele já marcou o seu retorno diversas vezes e até agora não voltou. Cristo é um homem contraditório. Motivo de zombaria e escárnio para alguns. Objeto de estudo e pesquisa para outros. Mas para os que entenderam o real significado de sua encarnação, ele é motivo de reverência, temor e adoração. O fato de ser ele um homem contraditório, não faz de sua missão um fracasso, pois ele veio arrebanhar suas ovelhas espalhadas por outros apriscos.
Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem
Jo. 10.16,27.
Enfim, Cristo continuará sendo um homem contraditório, motivo de discussão e debates. Inspiração para literaturas e canções. Sobressairá porém, o resultado de sua própria afirmação:
Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
Jo.7.37,38
*******************