O MITO da Reforma Protestante!

Aconteceu realmente uma Reforma da Igreja ?

Durante muito tempo temos ouvido, e temos sido ensinados de que Marinho Lutero foi o artífice da reforma protestante. Que tanto ele quanto outros teólogos devem ser chamados de reformadores, devido sua atuação em favor da sã doutrina bíblica, do acesso à Palavra de Deus por parte dos leigos, e pela coragem com que enfrentaram o sistema eclesial de sua época. Nomes como Martinho Lutero, João Calvino, Ulrico Zwínglio, e outros recebem a alcunha de reformadores. No entanto, A reforma da igreja nada mais é do que um mito protestante.  Entende-se por “reforma”, a restauração ou reparo de algo que já está desgastado. Reformar é dar uma nova forma a algo que já existe mantendo suas propriedades essenciais. Reformar é ainda, renovar, reparar, reestruturar. Não foi isso que eles fizeram. Sobretudo Martinho Lutero que se viu pressionado a acatar o sistema, ou romper com ele de vez dando inicio a uma nova instituição que propagasse a fé bíblica. 

Martinho Lutero jamais pensou em dividir a igreja a qual ele pertencia, porém nutria profundo desejo de trazê-la de volta às bases bíblicas e teológicas, coisa que ele não conseguiria argumentando com seus lideres eclesiais. Martinho Lutero escolheu o caminho correto quando instigou o pensamento de seus alunos de teologia, ele criticava a atitude da igreja instituída e seus meios políticos e proselitistas para alcançar seus objetivos.   Provou que a venda de indulgências não recebia apoio bíblico, listou as noventa e cinco teses defendidas pelo catolicismo romano, e traduziu a bíblia para o Alemão, tornando possível a leitura por parte de leigos. 

Correto é a expressão de Jesus quando diz:  “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertaráJoão 8.32. Longe de querer estabelecer aqui um jargão ou conceito religioso, Cristo está, com este enunciado, mostrando um parâmetro universal, A VERDADE LIBERTA! Toda verdade, independente da forma como se manifeste e seja compreendida, a verdade tem o poder de LIBERTAR. E foi isso o que aconteceu quando Martinho Lutero traduziu as Sagradas Escrituras para o Alemão, as pessoas tiveram acesso à verdade bíblica, e por conseqüência fugiram das peias da igreja romana.

No entanto, a reforma continua sendo um mito protestante, uma vez que Lutero não pretendia deixar a igreja romana, e sua intenção era de fato reformar a igreja. O máximo que ele conseguiu foi  criar mais uma denominação cristã, que serviu de disparador para muitas outras com ideologias diversas e doutrinas variadas.

Sem dúvida nenhuma, tanto Lutero como os demais “reformadores” foram instrumentos de ação divina para o crescimento do Reino de Deus na terra. Teólogos, defensores da fé, recebem até hoje o nome de reformadores de uma REFORMA QUE NUNCA ACONTECEU.

O ponto forte nesse fato histórico é o de que nenhuma instituição organizada detém o monopólio da fé e da salvação, porque o único capaz de implantar a fé e convencer o ser humano do pecado, da justiça e do juízo é o Espírito Santo que como vento SOPRA ONDE QUER.   

Antonio Cruz