A conquista de si mesmo!


Um breve comentário da vida de Sansão.
Fisicamente  falando, Sansão foi o homem mais forte da terra; mas, no domínio de si mesmo, na integridade e firmeza, foi um dos mais fracos. Ao exemplo de Sansão muitos tomam erradamente as paixões fortes como caráter forte; mas a verdade é que aquele que é dominado por sua paixão é um homem fraco.

A verdadeira grandeza do homem é medida pela força dos sentimentos que ele domina, e não pelos sentimentos que o dominam!

Sansão acabou caindo nas mãos do inimigo porque jamais caiu em si mesmo. Dominou o Leão no caminho de timnata, mas nunca dominou o Leão do próprio Eu.

Gostava de propor enigmas, mas só tarde resolveu o enigma da sua vida. Fixou os olhos no brilho ofuscante de uma  falsa Dalila e acabou cego.  Buscou uma  liberdade falsa e terminou sua vida como escravo. Não quis trilhar a senda da retidão, e findou dando voltas e mais voltas empurrando a moenda do cárcere.
Incendiou com auxilio das raposas as searas de seus inimigos, mas permitiu que as raposinhas dos vícios destruíssem sua própria vinha.

Carregou os portões de gaza sobre os ombros, mas foi esmagado sob os pecados de gaza. Brincava de se deixar amarrar, e amarrado ficou. Gostava de folia e seu  penúltimo ato foi servir de palhaço perante seus algozes.

Felizmente  arrependeu-se na undécima hora e procurou redimir uma vida fracassada com um ultimo arroubo de esforço e fé. Venceu, mas quão mais gloriosa teria sido sua carreira, se tivesse aceitado a diretriz Divina para a sua vida. 

Júlio C Soares.