¡Bendito Error!

Obra danificada ganha destaque, atrai turistas e rende dividendos. 
Os cinco minutos de fama por danificar completamente uma obra de arte do século 19, pode ser o trunfo para uma virada na conta bancaria da espanhola Cecília Gimenez de 81 anos. Ela ganhou destaque pela pior restauração de uma obra de arte ao se aventurar a restaurar o quadro ECCE HOMO do pintor Elías Garcías Martinez que se encontra no Santuário de Nossa Senhora de Borja, na Espanha. Segundo noticias a idosa havia sofrido princípios de ansiedade na primeira semana, logo quando as imagens começaram a circular na internet e virou piada nas redes sociais. 

A obra que em seu estado original, era apreciada por cerca de 400 pessoas no verão, ja é uma das obras mais procuradas da Espanha, seja para registro do pior restauro, ou para dar boas gargalhadas com a infeliz repaginada do acervo. Fato é que, o fluxo de turistas aumentou como jamais visto. Hoje para dar uma olhada na imagem, o turista deve fazer 1 Euro soar no cofre da Fundación Sancti Spiritus, fundação responsavel pelo quadro. 

Ha quem diga que a idosa pretende reclamar seus direitos sobre a obra, uma vez que esta dando lucro. Ela danificou sim uma verdadeira obra de arte, mas vamos ser sinceros, cá entre nos, ela até que deu vida nova a uma obra que estava a mais de um século sem o destaque merecido. Justiça feita, ela merece uma parte da bolada.  






Antonio Carlos